CATEQ recebe artesãs da Reserva indígena Anacé



O empreendedor caucaiense tem apoio garantido no Centro de Apoio ao Trabalho, Empreendedorismo e Qualificação (CATEQ). Orientações e até possibilidade de microcrédito estão entre os serviços oferecidos pelo órgão. A fim de ter acesso a esses serviços, uma comissão representando as artesãs da Reserva indígena Anacé visitou o órgão no início deste mês, com o objetivo de desenvolver ações que visem propagar os trabalhos manuais e a capacitação dessas trabalhadoras.
 
De acordo com o Fernando Deodoro, gestor de empreendedorismo do CATEQ, na ocasião, as artesãs destacaram o desejo de uma parceria junto ao órgão para ter mais qualificação profissional. “O CATEQ está atendendo muitas comunidades e isso é muito importante para o desenvolvimento do nosso município”, disse.
 
“A sala do empreendedor, por exemplo, acolhe e proporciona uma formação para os empreendedores e a chance de ingressar no Projeto Prosperar, uma iniciativa que oferece 57 cursos de capacitação e orientações específicas para quem quer se legalizar como Microempreendedor Individual (MEI). Temos um leque muito grande de qualificação profissional e orientações de empreendedorismo. Estamos à disposição para atender a todos", reforça Fernando.
 
Clélia Angela, artesã da reserva, destacou que a visita rendeu bons frutos, pois já estão na expectativa de receber a visita técnica. “A comunidade está muito feliz com essa oportunidade de receber o CATEQ lá na nossa reserva. Estamos organizando já os cursos que temos interesse. A nossa expectativa é a melhor possível, pois nossa comunidade está muito empolgada para receber conhecimento”, destacou a artesã.
 
O próximo passo será a visita técnica do CATEQ na reserva indígena Anacé, que fica localizada no Alto do Garrote. Essa etapa é essencial para fazer uma triagem dos produtos e repassar as principais orientações sobre divulgação, plano de negócios e os trâmites necessários para participação das feiras promovidas pela gestão atual.
 
Qualificação profissional
 
A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SDST), oferece no CATEQ uma vasta rede de apoio e orientação para os caucaienses que buscam se capacitar e empreender. Um dos destaques é o programa Caucaia Empreendedora, uma iniciativa que busca não apenas fomentar boas ideias de negócio, mas também capacitar e facilitar linhas de crédito.
 
Além das instruções e cursos, o CATEQ também promove eventos e feiras que beneficiam a exposição dos trabalhos e serviços dos pequenos empreendedores do município. O próximo evento será a Feira do empreendedor que está marcada para o dia 23 de julho.
 
Oportunidades
 
No CATEQ, os caucaienses têm acesso ao atendimento do Serviço Nacional de Emprego (SINE), que recruta e encaminha os trabalhadores para as empresas, podem participar de oficinas profissionalizantes e também têm a opção de ingressar no programa Caucaia Empreendedora, projeto que oferece suporte técnico e cursos de qualificação a quem busca empreender e se destacar no mercado.
 
Serviço:
CATEQ
Endereço: Rua 15 de novembro, 1478, centro de Caucaia (em frente ao Banco do Nordeste)
Horário: 08h às 16h
Telefone: (85) 9 9119 2989

Postagem Anterior Próxima Postagem